Resumo
Este artigo é um relato da experiência com um menino TEA (Transtorno do Espectro Autista), na visão dos pais sobre como foi o período dos atendimentos. Os pais foram convidados a relatarem as observações percebidas durante todo o período de intervenções psicomotoras do seu filho mais velho. As intervenções foram realizadas por uma psicomotricista em um consultório durante dois anos e meio na cidade de São Paulo, Brasil. O relato foi gravado por um aplicativo no celular e transcrito no computador para o word. No total foram realizadas 79 sessões com uma hora de duração cada intervenção. Os primeiros resultados mais evidenciados foram percebidos após três meses de atendimento. As metas alcançadas foram: melhor desempenho para jogar futebol com os amigos, maior equilíbrio e alternância de pés para subir e descer a escada em casa e no colégio, melhora na escrita.
Referências
- ABBAMONTE, G., et al (2023). Psicomotricidade, da Gestação a Melhor Idade. Rio de Janeiro, RJ; Conquista; ISBN-10: 6586243807 – ISBN-13: 978-6586243802, 2023.
- ASSOCIATION, P. A. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – 5 – TR. 5ª ed. Artmed, 2023
- CARVALHO, M. C. L., PEREIRA, A. F. G., & DA SILVA, S. A. As consequências do período pandêmico no desenvolvimento psicomotor. Anais CONEDU 2023. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97431
- CARVALHO, M. C. L., RESENDE, E. B. Desempenho psicomotor em pessoas com transtorno do espectro autista: Revisão sistemática. Revista Psicopedagogia, 40(121), 94-102, 2023
- DA SILVA, S. A., DE SOUZA, E. A., COSTA, M. C. G. C. , Perfil do Psicomotricista no Brasil: o nascer para a formação inicial. Research, Society and Development, 11(13), e585111335791-e585111335791, 2022
- DA SILVA Júnior, E. R., LODI, I. G. A importância do desenvolvimento da Pesquisa Científica no Ensino Superior. Revista Evidência, 17(18), 2022
- DE SOUZA, J. P., SCHMIDT, M. (2017). A importância da psicomotricidade para a aprendizagem. Revista Congrega-Mostra De Trabalhos De Conclusão De Curso, 1, 58-75. ISSN 2595-3605, 2017
- FERREIRA, A. C. S. F., CORRÊA, J. C. da S. A Importância Da Psicomotricidade no Processo de Desenvolvimento Motor, Cognitivo e Sócio Afetivo da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anais CONEDU VI Congresso Nacional de Educação. ISSN: 2358-8829, 2019
- FONSECA, V. Psicomotricidade e psiconeurologia: introdução ao sistema psicomotor humano (SPMH), 1989
- FONSECA, V. Manual de Observação Psicomotora. Rio de Janeiro, RJ; Wak. 3ª Ed, 2022.
- GORSKI, A. V., & CAMPOS, L. F. D. P. A Educação Infantil e a Psicomotricidade como Auxiliar no Desenvolvimento Integral. Revista Baquara, 1(2), 83-98, 2020
- HOLDEFER, C. A., e VILELa, F. R. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Caderno Intersaberes, 11(31), 231-241, 2022
- LUSSAC, R. M. P. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. efdeportes Revista Digital-Buenos Aires, 13, 126, 2008
- MARTINS, N. et al. Um amor Azul. Rio de Janeiro, Brasil. Conquista. ISBN-10: 6586243882 – ISBN-13: 978-6586243888, 2023
- MOREIRA, C. da S., ANTUNES, E. dos S., FREITAS, R. C. S. de. A Psicomotricidade e sua Influência para o Desenvolvimento do Estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) na Escola. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2590–2604. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7849, 2022
- MUSSI, R. F. de F., FLORES, F. F., ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, 17(48), 60-77. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010, 2021
- MUSSI, R. F. d. F., FLORES, F. F., ALMEIDA, C. B. d. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, 17(48), 60-77, 2021
- OLIVEIRA, É. M., GONÇALVES, F. T. D., MAGALHÃES, M. M., DO NASCIMENTO, H. M. S., DE CARVALHO, I. C. V., LEMOS, A. V. L., ARAUJO, Z. A. M. O impacto da psicomotricidade no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 34, e1369-e1369, 2019
- PEREIRA, N. M. R., SOARES, E. Percepção da Qualidade de vida e psicomotricidade de idosos institucionalizados em diferentes contextos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 307-328, 2019
- PORN, G. A., STEIDEL, R. Psicomotricidade na educação infantil: um olhar para o processo de ensino/aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, 5(1), e515135-e515135. ISSN 2675-6218. 2024
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.